Podemos fazer muitas práticas corporais, são tantas opções, podemos deixar nosso corpo, forte, veloz, flexível, ágil, longilíneo, largo.
Também podemos escolher o sedentarismo, deixando nosso corpo preguiçoso, pesado, indisposto. Vamos assumindo formas corporais variadas de acordo com as escolhas feitas diariamente, ou melhor, a cada momento da sua vida. Vida de escolhas.
Sabe-se extensivamente que o exercício constante é essencial para manter a saúde do corpo e evitar e/ou amenizar doenças crônicas (pressão alta, colesterol, diabetes…), dores constantes provenientes de má postura, exaustão mental, entre outros.
A partir do momento que se tem consciência de que se exercitar com frequência melhora sua qualidade de vida, porque, constantemente, ignoramos essa sabedoria, inventando qualquer desculpa.
Sem querer ser chata, responsabilidade já.
Minha compreensão a respeito da educação física, é literalmente, educação física! Aquela parte da educação que te ensina a conhecer e lidar com seu próprio corpo físico.
Já parou para pensar no seu corpo de forma mais amorosa, se tocar com carinho, buscar alívio para a própria dor. A dor, o desconforto são respostas corporais a algo que não vai bem.
Seu corpo é o templo que abriga sua luminosidade amorosa, seu “espírito”, sua eternidade. Se o corpo padece, não somos capazes de ver a beleza da/na vida, de ver nossa luminosidade.
Você realmente tem um contato sincero com o seu corpo?
Consegue perceber que você é o responsável por ele?
Porque procuramos aliviar a dor das pessoas que amamos, quando não conseguimos aliviar nossas próprias dores, quando não conseguimos sequer lidar com nossos próprios vícios, manias e hábitos que nos prejudicam.
A prática corporal de qualidade amplia sua capacidade de perceber o próprio corpo. Partindo da sua própria percepção, identificar hábitos e ações musculares repetitivas. E a partir da identificação, fazer escolhas, mudanças e ações para dar suporte melhor para sua qualidade de vida.
Nossa qualidade de vida depende completamente das nossas escolhas diárias, de como cuidamos da nossa saúde física, mental e emocional.