No mínimo 3 x na semana separe 10 minutos no seu dia para respirar naturalmente.
Sugestão:
- Deitar seu corpo no chão, relaxando e mantendo sua coluna alongada. Sugiro que flexione os joelhos, apoie seus pés no chão reduzindo a curva da lombar.
- Estenda seus braços ao lado do corpo com as palmas das mãos para cima deixando o peito relaxado e assim aproximando os ombros do chão.
- Traga levemente seu queixo próximo ao peito levando a parte da sua cabeça que toca o chão mais para cima, aproximando a cervical do chão.
Após alongar a coluna, relaxe.
Respire sem imprimir forma alguma, apenas observe seu corpo fazer isso sem seu comando.
Então vá tomando consciência dos três movimentos descritos abaixo: inspiração – exalação – pausa.
Experimente esse procedimento diariamente ao deitar-se na cama para dormir. Siga como uma “receita de antibiótico”, e sinta os efeitos curativos da natureza do seu corpo.
Mais detalhes
Simplesmente permita que sua respiração aconteça naturalmente, sem a interferências mentais, emocionais e sociais. Apenas observe o movimento respiratório por alguns minutos. Nossa respiração natural é tenária, ou seja, dividida em três movimentos. Inspiração, exalação e pausa. Após a pausa, seu corpo sente a necessidade de uma nova incursão (inspiração), exalação pouco mais prolongada e leve que a inspiração (expelindo o CO2 produzido pela respiração celular) seguida de uma pausa, até que nova inspiração seja necessária.
Quando estamos em sono profundo, essa respiração acontece naturalmente, porém, a influência dos nossos hábitos irracionais, tais como: encurtamento e aceleração do movimento respiratório (que acontecem devido ao estresse, a ansiedade, e outros estados causados pela vida diária acelerada e cheia de preocupações), má postura (que reduz o espaço e a circulação entre os nossos órgãos internos), períodos de sono inadequados (não sincronizados com a natureza, sol e lua, claro e escuro), alimentação industrializada e excessiva, principalmente antes de se deitar para dormir… Dessa forma, impedimos o funcionamento natural do nosso corpo. Cada célula que nos compõe possui sua própria inteligência, não precisamos racionalizar para que elas funcionem. Então a receita é relaxar mais e permitir que essa inteligência opere, confie mais no seu corpo na sua intuição, na inteligência da criação da vida.
É tão simples que parece mentira.
É através da simplificação dos nossos hábitos que trazemos mais sustentabilidade ao nosso corpo e consequentemente ao planeta.
Boa prática!!!